O Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) de autoria de Mark L. Sundberg oferece uma avaliação sistematizada para crianças autistas ou com atrasos no desenvolvimento e se tornou um instrumento de uso frequente entre os psicólogos(as) analistas do comportamento que planejam e implementam atendimentos nessa área. Dividido em cinco componentes, o VB-MAPP avalia uma amostra do comportamento verbal da criança a partir de 170 marcos de desenvolvimento que são apresentados em três níveis (0 -18 meses; 18-30 meses e 30-48).
A divulgação do trabalho aplicado com pessoas autistas ganhou repercussão a partir de dois eventos, sendo: O estudo de O. Ivar Lovaas (1987) e a publicação do livro Let Me Hear Your Voice: A Family Triumph Over Autism (Quero escutar sua voz: a vitória de uma família sobre o autismo) de Catherine Maurice (1993). O livro relatou detalhadamente o tratamento dos dois filhos autistas.
Nos últimos cinquenta anos a ABA teve o desafio de estudar o comportamento das pessoas em situações reais e desenvolver pesquisas com problemas comportamentais, mostrando sua relevância social e justificando a ampliação da área. Outro ponto a ser destacado no modelo VB é a ênfase que coloca no ensino de “mando”, ou seja, “elaboração de pedidos” desde as primeiras fases de uma intervenção ABA. Os mandos são importantes no desenvolvimento da linguagem porque possibilitam que a criança aprenda a pedir e ganhar o que pede/deseja.
Entretanto é importante destacar que a VB-MAPP norteia na elaboração de um plano de ensino individualizado que chamamos de PEI. Através dessa avaliação é possível identificar quais são os atrasos em que a criança se encontra de acordo com o que é esperado em cada domínio do desenvolvimento infantil, por exemplo, na habilidade de imitar, brincar, pedir, elaborar e responder perguntas, entre outras.
Alguns médicos solicitam que essa avaliação seja feita imediatamente após uma consulta de análise clínica, justamente para identificar quais são os atrasos no desenvolvimento da criança compatível ao que é esperado para cada idade.
Justamente por essa avaliação abranger diversas áreas do desenvolvimento ela é fundamental para a avaliação de uma criança, seja ela autista ou com sinais de atraso no desenvolvimento. Pois, por meio dela será possível identificar os atrasos e nortear as melhores intervenções com a criança, e se possível, de forma precoce. Quanto mais cedo, melhores resultados!
Ressalvo que o protocolo de avaliação VB-MAPP preconiza ainda que parte de sua programação de ensino ocorra em ambiente natural. O ensino em ambiente natural aproveita do interesse da criança para fortalecer os comportamentos verbais em aquisição. Essas estratégias permitem a continuidade do ensino na presença dos itens de interesse da criança e com outras pessoas do seu convívio. Por exemplo, o interesse da criança em brincar com o brinquedo bola na hora do recreio vira oportunidade de ensino para que ela vocalmente faça um pedido pelo item. Não é demais aprender um pouco sobre a importância dessa avaliação?
Ficou com alguma dúvida?
Estou à disposição!
Texto produzido pela Psicóloga Juliana Moura | Especialista em Autismo | Fundadora do Instituto Parque Azul | Idealizadora do Projeto Parque Azul (Projeto Pioneiro no Mundo) | Diretora da Clínica Mundo Kids - Núcleo de Desenvolvimento Infantil.
Referências:
Sundberg, M. L. (2016).The Value of a Behavioral Analysis of Language for Autism Treatment. In: Romanczyk, R. G., & McEachin, J. Comprehensive Models of Autism Spectrum Disorder Treatment. ISBN: 978-3-319-40903-0 (Print) 978-3-319-40904-7 (Online).
Sundberg, M. L.(2008). The verbal behavior milestones assessment and placement program: The VB-MAPP. Concord, CA: AVB Press. Sundberg, M. L., & Michael, J. (2001).
The benefits of Skinner’s analysis of verbal behavior for children with autism. Behavior Modification, 25, 698-724.
Martone, A.C (2017), Tradução e adaptação do Verbal Behavior Milestones Assessment And Placement Program (VB-MAPP) Para a Língua Portuguesa e a Efetividade do Treino de Habilidades Comportamentais para qualificar profissionais.
Solicite atendimento